
O município de Anori (a 195 quilômetros de Manaus) está celebrando um importante avanço na sua infraestrutura viária com o programa Asfalta Amazonas. O Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), está investindo R$ 7 milhões na recuperação de 17 vias, prometendo transformar a mobilidade urbana local.
As intervenções contemplam o recapeamento asfáltico e a futura sinalização viária em 4,5 quilômetros de ruas nos bairros Centro, Japão e São João. A previsão é que a pavimentação asfáltica seja concluída ainda nesta semana, dando início, em seguida, aos serviços de sinalização.
Marcellus Campêlo, secretário da Sedurb e da UGPE, enfatiza o impacto das obras na qualidade de vida dos anorienses. “As obras reforçam o compromisso do governador Wilson Lima com o desenvolvimento urbano, social e econômico do interior do estado”, afirma Campêlo, destacando o empenho em promover melhorias duradouras para a população.
Asfalta Amazonas: um programa para todo o estado
O programa Asfalta Amazonas, iniciativa do Governo do Estado, já alcança 38 municípios com obras essenciais para a melhoria da mobilidade urbana e o escoamento da produção rural. As ações incluem a pavimentação de vias e ramais, executadas tanto diretamente pelo Estado quanto por meio de convênios com as prefeituras.
Cidades beneficiadas diretamente
Atualmente, 11 cidades estão recebendo serviços diretamente do Estado: Apuí, Novo Aripuanã, Coari, Manacapuru, Boca do Acre, Maués, Barreirinha, Lábrea, Boa Vista do Ramos, Alvarães e Fonte Boa.
Municípios com obras via convênio
Por meio de convênios, as obras estão em andamento em Carauari, Beruri, Rio Preto da Eva e Humaitá. Além desses, outros 12 municípios estão previstos para receber as intervenções: Manicoré, Tefé, Uarini, Barcelos, Canutama, Autazes, Novo Airão, São Paulo de Olivença, Borba, São Gabriel da Cachoeira, Eirunepé e Envira.
Com informações da assessoria







