
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) registrou um total de 55.367 atendimentos na rede de urgência e emergência de Manaus durante o período carnavalesco, compreendido entre 12 e 17 de fevereiro. Os dados completos sobre os atendimentos na rede de saúde da capital podem ser consultados no portal Saúde em Tempo Real do Governo do Amazonas.
Durante os dias de folia, foram contabilizados 537 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito. Desses, 342 envolveram motocicletas e 24 carros. Além disso, 14 pessoas foram atendidas por atropelamentos e outras 157 ocorrências relacionadas ao trânsito foram registradas.
As 25 unidades de pronto-atendimento da rede estadual em Manaus operaram ininterruptamente, 24 horas por dia, garantindo o acesso contínuo da população aos serviços de saúde. A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, realizou visitas técnicas às unidades para monitorar o fluxo de atendimento e o funcionamento das equipes, que contaram com reforço para o período.
Posto médico no Sambódromo ofereceu assistência a foliões
Um posto médico foi especialmente montado pela SES-AM no Sambódromo, oferecendo atendimento aos participantes dos eventos carnavalescos, como a Banda do Galo de Manaus e os desfiles das escolas de samba e blocos. Entre os dias 12 e 17 de fevereiro, este posto realizou 39 atendimentos. A estrutura conta com equipe multiprofissional, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de leitos de observação e equipamentos para estabilização de pacientes.
O médico Guilherme dos Santos destacou a importância do posto médico no local do evento. “Conseguimos prestar o primeiro atendimento de forma imediata. Fazemos a avaliação clínica, iniciamos a medicação quando necessário e, nos casos mais sensíveis, realizamos o encaminhamento com segurança”, explicou.
O serviço no posto médico do Sambódromo será retomado nos dias 20 e 21 de fevereiro, durante o Carnaboi.
Com informações da Agência Amazonas de Notícias







