Início Amazonas Carnaval na Floresta 2026: Grupo de acesso A celebra identidade amazônica e...

Carnaval na Floresta 2026: Grupo de acesso A celebra identidade amazônica e resistência cultural no Sambódromo

Na sexta-feira (13/02), o Sambódromo de Manaus foi palco da vibrante apresentação das nove agremiações do Grupo de Acesso A do Carnaval na Floresta 2026. O evento, com apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, proporcionou uma noite de magia, resistência cultural e celebração da identidade amazônica, com enredos que evocaram desde o universo dos sonhos até a força transformadora da educação.

Magia, resistência e identidade amazônica na avenida

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Leões do Barão Açu abriu a noite com o enredo “O Mundo Mágico dos Sonhos”, convidando o público a uma imersão lúdica. Mirella Azevedo, porta-bandeira da escola, destacou a importância do desfile como um marco de superação e representatividade. “É o ano em que eu mais tive experiências para levar o melhor de mim para a avenida”, afirmou.

A força do boi-bumbá foi exaltada pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Dragões do Império, com o enredo “Corre Campo: Boi Resistência, da Arte e do Povo – Patrimônio Cultural do Brasil”. Naian Nascimento, diretor de Carnaval, celebrou a fusão das duas manifestações culturais: “A cultura só tem a ganhar com a união do Dragões do Império com o Corre Campo”.

Homenagens e celebrações culturais

Comemorando uma década de existência, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor do Norte apresentou “Paneiro: 10 anos iluminando a cultura da Amazônia”, celebrando as tradições regionais e a comunicação amazônica. A rainha de bateria, Marcella Maciel, ressaltou a identificação do público com o tema.

A Escola de Samba Acadêmicos da Cidade Alta emocionou com “A Transformação: da Degradação à Dignidade, o Sonho se Tornou Realidade e, no Raiar de um Novo Dia, Cidade Alta Explode de Alegria!”. O enredo narrou a história recente do Educandos e suas transformações. Anne Medeiros, rainha de bateria, realizou um sonho de infância ao se apresentar pela primeira vez à frente dos ritmistas.

O Grêmio Recreativo Social, Cultural e Filantrópico Escola de Samba Mocidade Independente do Coroado celebrou a “Potência da mulher do interior” com o enredo “Lá de Eirunepé vem o brilho e a força da mulher”. A primeira porta-bandeira Thayssa Nunes expressou a emoção de defender um tema com protagonismo feminino, homenageando a prefeita de Eirunepé, Áurea Maria.

Superação, tradições e ancestralidade no Sambódromo

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Tradição Leste trouxe a narrativa de superação e transformação por meio da educação com “De Pescador a Doutor Paulo Lima – A Utopia que se Tornou Realidade”. O mestre de bateria Vinícius Salomão destacou o novo desafio à frente da bateria da escola.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Império do Havaí convidou o público a celebrar o tempo com “De Janeiro a Janeiro, um brinde ao calendário brasileiro!”. A 1ª porta-bandeira Luana Souza vivenciou um momento especial em seu primeiro ano no Carnaval de Manaus.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Meninos Levados mergulhou na ancestralidade com o enredo “Anunnaki – Senhores da Origem, Guardiões do Saber e da Transformação”. A rainha de bateria Josiane Valle celebrou seu décimo Carnaval com um significado ainda mais especial após a maternidade.

Encerrando a noite, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Sem Compromisso apresentou “Uma Magnífica Viagem ao Rio Negro”, inspirado na expedição de Alexandre Rodrigues Ferreira, exaltando a riqueza cultural e natural da região. A rainha de bateria Kerolayne Mayara destacou a responsabilidade de fechar os desfiles de forma grandiosa.

Neste sábado (14/02), a partir das 20h, será a vez das oito escolas do Grupo Especial disputarem o título do Carnaval de Manaus 2026.

Ordem de apresentação do Grupo Especial – 14/02:
20h – Presidente Vargas
21h20 – Andanças de Ciganos
22h40 – A Grande Família
0h – Reino Unido da Liberdade
1h20 – Aparecida
2h40 – Vila da Barra
4h – Vitória Régia
5h20 – Unidos do Alvorada

Com informações da Agência Amazonas de Notícias

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com