
O governador Wilson Lima participou, neste sábado de Carnaval, da 31ª edição do programa Governo Presente, realizada na Escola Estadual Prof. Waldocke Fricke de Lyra, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. A iniciativa contou com a presença do vice-governador Tadeu de Souza e ofereceu uma programação especial para o público infantil, incluindo um bailinho de Carnaval e atividades recreativas, além da oferta de diversos serviços gratuitos.
Durante o evento, foram entregues óculos para crianças atendidas em mutirões oftalmológicos. O governador destacou a ampliação das ações do programa em 2026, com prioridade para comunidades mais afastadas e o fortalecimento dos mutirões de saúde, incluindo consultas, entrega de óculos e cirurgias de catarata. “A gente tem feito um ciclo completo, que além da consulta e da entrega de óculos, nós também estamos fazendo as consultas de cirurgias de catarata”, afirmou Wilson Lima.
O Governo Presente tem levado a estrutura do Estado diretamente às comunidades, facilitando o acesso da população a atendimentos de saúde, emissão de documentos, orientação social e oportunidades de crédito e emprego. O vice-governador Tadeu de Souza ressaltou a eficiência do serviço público e o alcance do programa. “O Governo Presente é uma grande marca do governo Wilson Lima. Quando a gente coloca mais de 30 unidades administrativas, ações e projetos diretamente para a população, em um único lugar, o que a gente faz é uma demonstração de respeito”, pontuou.
A 31ª edição do programa reuniu mais de 30 órgãos estaduais, oferecendo serviços nas áreas de saúde (consultas, teleconsultas, exames, Carreta da Saúde, Castramóvel), cidadania (emissão de RG, regularização de CPF, atendimentos psicológicos, sociais e jurídicos, Sine Amazonas), assistência social (linhas de crédito, Auxílio Estadual, Dignidade Menstrual), e bem-estar e lazer (fisioterapia, beleza, atividades recreativas, esportivas e feira de economia criativa).
Uma das beneficiadas foi a estudante Sophia Maria da Silva Costa, de 11 anos, que recebeu seus óculos. Sua mãe, Patrícia Pereira da Silva, enfatizou a importância da iniciativa para as famílias que não têm condições de arcar com os custos do item, destacando o impacto positivo no aprendizado das crianças. “Uma iniciativa dessa vai beneficiar as crianças e ainda vai ajudar os pais. Vai ajudar várias famílias, vai ajudar principalmente as crianças que precisam, porque às vezes, a falta de óculos dificulta o aprendizado”, disse.
A ação contou com a participação de deputados estaduais e vereadores, além de secretários de Estado.
Com informações da Agência Amazonas de Notícias







