
O posto de saúde montado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) no Sambódromo de Manaus realizou seis atendimentos no primeiro dia dos desfiles das Escolas de Samba, na quinta-feira (12/02). A unidade, que funcionará até terça-feira (17/02), visa oferecer atendimento rápido e eficiente para casos de urgência e ocorrências clínicas de baixa complexidade ao longo da programação carnavalesca.
A equipe multiprofissional no local é composta por médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem. Eles estão preparados para lidar com as intercorrências que possam surgir durante o evento e, se necessário, encaminhar pacientes para unidades de urgência e emergência da rede estadual, garantindo a continuidade do cuidado.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que, além do posto no Sambódromo, toda a rede de urgência e emergência estará em funcionamento 24 horas. “No sambódromo, estamos atuando de forma integrada com a Fundação de Vigilância em Saúde, o Samu e as equipes do Corpo de Bombeiros, garantindo atendimento e segurança à população. Temos, ainda, 25 unidades de urgência e emergência, atuando 24 horas, com mais de 15 mil servidores de plantão, e no interior, com a Regulação garantindo transferência de casos graves por meio da UTI Aérea”, afirmou.
Tipos de atendimentos realizados
Os atendimentos no posto médico do Sambódromo incluem curativos, aferição e controle de pressão arterial e glicemia, além de assistência para dores abdominais, vômitos, quedas e excesso de consumo de bebida alcoólica. A estrutura também está equipada para a estabilização de pacientes em situações graves, como paradas cardiorrespiratórias.
O posto médico continuará em funcionamento após as noites de desfile, cobrindo eventos como o Bloco das Piranhas no domingo (15/02) e o Galo de Manaus na terça-feira (17/02), reforçando o suporte à população durante todo o Carnaval.
Ações integradas e preventivas
A SES-AM trabalha em conjunto com outros órgãos estaduais para coordenar as ações de saúde durante o Carnaval, otimizando o fluxo assistencial e os atendimentos no posto médico do Sambódromo. Segundo Mônica Melo, secretária executiva adjunta de Assistência da SES-AM, a colaboração fortalece a tomada de decisões em tempo real.
Além da assistência direta, a SES-AM promove ações educativas e preventivas. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) atua no controle vetorial nos galpões das escolas de samba, na mobilização social, prevenção de ISTs e orientações para redução de acidentes e violência, além de vigilância sanitária.
O Hemoam também reforça a importância da doação voluntária de sangue para manter os estoques e garantir o atendimento aos pacientes da rede pública.
Com informações da Agência Amazonas de Notícias







