
A Justiça italiana deu início nesta terça-feira (10) ao processo de julgamento sobre a extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli. A primeira audiência, no entanto, foi suspensa.
A defesa de Zambelli apresentou um pedido para que os juízes responsáveis pelo caso fossem substituídos, alegando parcialidade dos julgadores. O pedido foi negado pela corte.
Condenações no Brasil
Desde que deixou o Brasil, Zambelli foi condenada novamente pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As novas condenações são pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, referentes ao episódio em que perseguiu um homem armado pelas ruas de São Paulo em outubro de 2022.
Garantias para a extradição
Ao solicitar a extradição, o ministro Alexandre de Moraes, relator dos casos no STF, assegurou que o presídio brasileiro destinado ao cumprimento das penas oferece condições adequadas de salubridade, segurança e assistência às detentas. Moraes também informou que a unidade prisional conta com atendimento médico e cursos técnicos, e que nunca registrou rebeliões.
As informações foram divulgadas no Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil.
Com informações da Agência Brasil







