Início Saúde Câmara aprova urgência para votar quebra de patente do Mounjaro

Câmara aprova urgência para votar quebra de patente do Mounjaro

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (04), o pedido de urgência para a votação do projeto que pode autorizar a quebra de patente do medicamento Mounjaro, utilizado para o tratamento da diabetes e emagrecimento.

A decisão de acelerar a análise do projeto ocorre em meio a preocupações levantadas por órgãos reguladores sobre os riscos associados ao uso do fármaco. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) destacou que, embora o risco de eventos adversos graves, como pancreatite aguda, já conste nas bulas dos medicamentos aprovados no Brasil, as notificações sobre o tema têm aumentado tanto no cenário internacional quanto no nacional.

A agência ressalta que o monitoramento médico é essencial devido ao potencial de complicações sérias, que podem incluir formas necrotizantes e até fatais da pancreatite.

No início de junho, a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do Reino Unido também emitiu um alerta sobre o risco, ainda que considerado pequeno, de casos de pancreatite aguda grave em pacientes que utilizam canetas emagrecedoras, como o Mounjaro.

Com informações da Agência Brasil

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com