Início Política Lula defende parceria com a China para ampliar produção de vacinas no...

Lula defende parceria com a China para ampliar produção de vacinas no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância de uma parceria estratégica entre Brasil e China para impulsionar a produção de vacinas no país. A colaboração visa a transferência de tecnologia para a empresa WuXi Vaccines, com a expectativa de aumentar em até 30 vezes a capacidade de fabricação de imunizantes.

Lula também abordou a questão das fake news que buscam desacreditar a vacinação, enfatizando a necessidade de um esforço conjunto para convencer a sociedade sobre a relevância de manter o calendário vacinal em dia.

Combate à desinformação e incentivo à vacinação

“Nós temos a obrigação de não desanimar, de fazer campanha, de falar na escola, os professores falarem, os pastores e padres falarem [nas igrejas], os políticos falarem, até que a gente convença as pessoas de que tomar vacina significa evitar a possibilidade de que, em algum momento, a natureza [os vírus e bactérias] possa atrapalhar a vida de uma pessoa”, declarou o presidente.

Investimentos em infraestrutura e produção

Além da parceria internacional, o governo federal anunciou um investimento de R$ 1,5 bilhão destinado ao Instituto Butantan, em São Paulo. Os recursos serão utilizados para a expansão da infraestrutura e da capacidade produtiva de vacinas e insumos biológicos.

Os fundos apoiarão o desenvolvimento de vacinas com tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), a fabricação do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina DTPa (contra difteria, tétano e coqueluche), a produção da vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) e a ampliação na fabricação de soros.

O Instituto Butantan é reconhecido como o maior produtor de vacinas e soros da América Latina e um parceiro fundamental do Ministério da Saúde na política nacional de imunização.

Com informações da Agência Brasil

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com