
Doze pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) receberam, nesta quarta-feira (04/02), laringes eletrônicas. O equipamento visa auxiliar na comunicação e fala de pacientes que realizaram cirurgia de laringectomia total.
A cirurgia, que consiste na retirada da laringe e das cordas vocais, é um dos tratamentos para o câncer de laringe. Com a laringectomia, a fala dos pacientes é significativamente afetada, necessitando de acompanhamento fonoaudiológico especializado.
Os aparelhos foram adquiridos pela FCecon com recursos estaduais e do SUS, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a reintegração social dos pacientes, conforme informação divulgada pela unidade.
Como funciona a laringe eletrônica
Segundo a fonoaudióloga da FCecon, Geovana Neri, o aparelho emite uma vibração que, ao ser modulada pela cavidade oral — utilizando a língua, lábios e dentes —, produz a fala. Mesmo sem a laringe, os pacientes conseguem se comunicar com o auxílio da tecnologia.
Acompanhamento e acesso ao tratamento
Além do equipamento, os pacientes receberam treinamento para seu uso e continuam em acompanhamento fonoaudiológico ambulatorial. A necessidade do uso da laringe eletrônica é avaliada pela fonoaudióloga durante o atendimento. Para ter acesso ao acompanhamento, pacientes da FCecon precisam de um encaminhamento médico e agendar consulta no Serviço de Atendimento Médico e Estatístico (Same).
Com informações da assessoria







