
O acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia tem previsão para ser votado no Plenário da Câmara dos Deputados na última semana de fevereiro, logo após o período de Carnaval. A informação foi divulgada pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), nesta segunda-feira (2). O texto, que busca reduzir tarifas de importação e exportação entre os blocos, foi recebido pela Câmara e aguarda análise.
O acordo prevê a eliminação ou redução gradual de até 90% das tarifas em diversos produtos ao longo de uma década. Para que entre em vigor, o texto precisa ser aprovado pelos parlamentos de todos os países signatários.
Análise célere para matéria de interesse nacional
Segundo Lira, a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul deverá analisar o acordo já na próxima semana. Essa celeridade visa permitir que o Plenário possa deliberar sobre a matéria ainda em fevereiro, considerando sua importância para a economia brasileira e a integração comercial.
O presidente da Câmara destacou que a expectativa é de que o acordo una os diferentes partidos da Casa, por ser considerado de interesse do país como um todo. A negociação do acordo é esperada há mais de 26 anos.
Com informações da assessoria







