
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), emitiu um alerta sobre a necessidade de cuidados redobrados para a prevenção de acidentes com animais peçonhentos durante o período de inverno amazônico. De janeiro a fevereiro de 2026, a capital registrou 398 notificações, com destaque para acidentes envolvendo serpentes (120), aranhas (107) e escorpiões (113).
O período chuvoso intensifica a busca de abrigo e alimento por esses animais dentro das residências, conforme explica a bióloga Shelley Samia Fernandes, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand. “Com as alagações, tocas e ambientes externos ficam comprometidos, levando os animais a buscarem refúgio em nossas casas”, afirma.
Cuidados essenciais para evitar acidentes
A principal recomendação para evitar acidentes é manter a casa limpa e organizada. A bióloga Shelley Samia enfatiza a importância de:
- Não acumular lixo ou entulho.
- Manter ralos sempre vedados.
- Fechar frestas e buracos em paredes e estruturas.
- Realizar dedetização apenas com empresas regularizadas e seguindo orientações de segurança.
Crianças e idosos são os grupos mais vulneráveis a complicações graves em caso de envenenamento.
O que fazer em caso de acidente
Em caso de contato com animais peçonhentos ou acidentes com envenenamento, a orientação é procurar imediatamente um serviço de saúde de pronto atendimento. É fundamental não tentar capturar o animal por conta própria. Para auxiliar na captura segura, o CCZ disponibiliza o número de WhatsApp (92) 98842-8359.
Rede de monitoramento e atendimento
A diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador (Dvae/Semsa), Marinélia Ferreira, informou que a rede municipal monitora a ocorrência de casos para identificar riscos à saúde pública. A Fundação de Medicina Tropical, da rede estadual, é o local de referência para a disponibilização de soros antiofídicos. Em áreas rurais fluviais, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) pode ser acionado.
Bairros com maior incidência em 2025
Os bairros de Manaus com maior registro de acidentes com animais peçonhentos em 2025 foram: Cidade Nova (31), localidades ao longo da BR-174 (31), Jorge Teixeira (24), Compensa (18), Cidade de Deus (18), comunidades ao longo da AM-010 (16), Colônia Antônio Aleixo (14), Alvorada (13), Tarumã (12) e Novo Aleixo (12).
Com informações da assessoria







