
Neste domingo (1º), a TV Brasil exibirá uma edição especial do programa “Brasil no Mundo”, às 19h30, para analisar o primeiro ano do governo Donald Trump nos Estados Unidos e as repercussões globais de suas políticas. O debate contará com a participação da economista Laura Carvalho, professora da Universidade de São Paulo (USP).
O programa, transmitido diretamente do estúdio do Rio de Janeiro, reunirá os jornalistas Cristina Serra, Jamil Chade e Yan Boechat para discutir a excessiva dependência de outros países em relação aos EUA, especialmente após um ano sob a administração Trump. A discussão abordará como essa dinâmica tem sido afetada e as reações internacionais a ela.
Novas Leis e Cenário Econômico Global
Além da análise sobre o governo Trump, o “Brasil no Mundo” também abordará as novas leis implementadas na França com o objetivo de restringir o poder das gigantes de tecnologia, as chamadas Big Techs. O programa investigará o papel da China neste novo desenho econômico mundial e as recentes ameaças feitas pelos Estados Unidos ao regime cubano.
Convidada Especial e Formato do Programa
Laura Carvalho, a convidada da semana, é reconhecida por sua atuação na área econômica, sendo também diretora da Open Society Foundations. Em 2018, ela lançou o livro “Valsa Brasileira: do boom ao caos econômico”, no qual examina o ciclo de crescimento e a subsequente crise da economia brasileira a partir de 2014. A presença de Carvalho visa enriquecer a compreensão do cenário internacional e seus impactos na sociedade.
O “Brasil no Mundo” se dedica a aprofundar eventos globais relevantes, oferecendo análises consistentes. Conduzido pelos jornalistas Cristina Serra, Jamil Chade e Yan Boechat, o programa conta a cada edição com um convidado para ampliar a discussão sobre temas internacionais. Cristina Serra possui 40 anos de experiência jornalística, com passagens pela Globo como correspondente internacional. Jamil Chade é correspondente há duas décadas na ONU em Genebra, colaborando com veículos como BBC e CNN. Yan Boechat cobre conflitos internacionais há 20 anos para jornais como Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo.
O programa tem duração de uma hora e é exibido semanalmente aos domingos. Haverá também uma reprise na madrugada de domingo para segunda-feira, dia 2 de fevereiro, às 2h30.
Com informações da Agência Brasil







