
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) divulgou o resultado do processo seletivo para preencher vagas remanescentes em seus Comitês de Participação Social (Sinpas). A iniciativa representa um avanço significativo na retomada da participação da sociedade civil nas instâncias decisórias da empresa, que estiveram inativas por nove anos.
A criação dos comitês, em junho de 2025, é considerada um marco histórico para a EBC, substituindo o antigo Conselho Curador, extinto em 2016. O processo de instauração dos comitês foi oficializado com a publicação do decreto presidencial designando membros para o Comitê de Monitoramento e Acompanhamento das Diretrizes da Programação (Comep) e com a portaria que nomeou os representantes do Comitê de Participação e Diversidade (Cpadi) em 2024.
Fortalecimento da Participação Social
Os membros dos comitês foram escolhidos por meio de um processo eleitoral aberto à sociedade civil, realizado ao longo de 2024. O Comep tem como principal atribuição fiscalizar a aplicação dos princípios do sistema público de radiodifusão, garantindo a representatividade e a pluralidade da sociedade brasileira em suas decisões.
Diretrizes de Programação e Diversidade
Já o Cpadi foca no acompanhamento das diretrizes de programação das emissoras públicas da EBC. O comitê zela pela promoção da participação social, da diversidade social, cultural, regional e étnica. Além disso, busca assegurar a pluralidade de ideias na abordagem dos fatos, incentivar a produção regional e independente e fomentar conteúdos educativos, artísticos, culturais, científicos e informativos.
Com informações da Agência Brasil







