26.3 C
Manaus
quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
Início Justiça Toffoli libera depoimentos sigilosos sobre fraudes milionárias no Banco Master

Toffoli libera depoimentos sigilosos sobre fraudes milionárias no Banco Master

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou a decisão de retirar o sigilo dos depoimentos prestados pelo banqueiro Daniel Vorcaro e pelo ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa. As oitivas, realizadas pela Polícia Federal (PF) e pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em dezembro do ano passado, são parte do inquérito que apura supostas fraudes no Banco Master.

A liberação dos depoimentos foi motivada por um pedido do Banco Central, que solicitou acesso às declarações de Ailton de Aquino Santos, diretor de Fiscalização da autarquia, que também foi ouvido no âmbito da investigação. Em dezembro de 2023, Toffoli determinou que a apuração sobre o Banco Master tramitasse no STF, e não na Justiça Federal em Brasília, devido à menção de um deputado federal nas diligências, o que confere foro privilegiado na Corte.

Investigação abrange bilhões em fraudes

A investigação centraliza a concessão de créditos falsos pelo Banco Master. Em novembro de 2025, Daniel Vorcaro e outros envolvidos foram alvo da Operação Compliance Zero, deflagrada pela PF. A operação apura, entre outras ações, uma tentativa de compra da instituição financeira pelo Banco de Brasília (BRB), um banco público vinculado ao governo do Distrito Federal. As suspeitas de fraude podem atingir um valor estimado em R$ 17 bilhões.

Outros investigados na operação

Além de Daniel Vorcaro, o inquérito inclui a investigação de ex-diretores do Banco Master, como Luiz Antonio Bull, Alberto Feliz de Oliveira e Angelo Antonio Ribeiro da Silva. Augusto Ferreira Lima, ex-sócio do banco, também figura entre os investigados.

Com informações da Agência Brasil

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com