
Os interessados em concorrer a uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) no primeiro semestre de 2026 têm até esta quinta-feira (26) para realizar suas inscrições. Esta edição do programa apresenta a maior oferta de bolsas da história, com um total de 594.519 oportunidades, sendo 274.819 integrais (100%) e 319.700 parciais (50%).
O Prouni é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa democratizar o acesso ao ensino superior privado, concedendo bolsas a estudantes de baixa renda que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas. Para participar, é fundamental ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 ou 2025, alcançado no mínimo 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação.
Requisitos para Inscrição
Além da participação no Enem e do desempenho mínimo exigido, os candidatos devem ter concluído o ensino médio. A pré-seleção levará em conta a melhor média obtida pelo participante em uma das duas edições do exame. Para bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal per capita não pode exceder 1,5 salário mínimo. Já para bolsas parciais, o limite é de até 3 salários mínimos per capita. Em 2026, o valor do salário mínimo é de R$ 1.621.
O programa também reserva vagas para pessoas com deficiência e para candidatos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. No ato da inscrição, é possível optar por concorrer a essas vagas destinadas a políticas afirmativas, desde que os requisitos legais sejam cumpridos.
Distribuição das Bolsas
A oferta recorde de bolsas se distribui de diversas formas. Do total de vagas, 393,1 mil são para cursos a distância (EAD), 16.408 para a modalidade semipresencial e as demais 184.992 para cursos presenciais. Em relação aos tipos de graduação, 328.175 bolsas são para bacharelado, 253.597 para cursos tecnológicos e 12.747 para licenciaturas. Os cursos de Administração e Ciências Contábeis são os que concentram o maior número de bolsas ofertadas.
Cronograma de Divulgação dos Resultados
O processo seletivo do Prouni 1/2026 contará com duas chamadas. O resultado da primeira chamada será divulgado em 3 de fevereiro, e a segunda chamada está prevista para 2 de março. Ambos os resultados estarão disponíveis na página eletrônica oficial do processo seletivo do Prouni.
Com informações da Agência Brasil







