25.3 C
Manaus
segunda-feira, 26 de janeiro de 2026
Início Brasil PMs acusados de matar menino de 13 anos no Rio vão a...

PMs acusados de matar menino de 13 anos no Rio vão a júri popular; familiares pedem justiça

Dois policiais militares serão levados a júri popular na próxima terça-feira (27) no Rio de Janeiro, acusados de matar o adolescente Thiago Menezes Flausino, de 13 anos. O jovem foi atingido por três tiros durante uma abordagem policial na Cidade de Deus, em 7 de agosto de 2023. A sessão está marcada para as 13h, no Tribunal de Justiça do Estado.

Thiago estava na garupa de uma moto em uma via principal da comunidade quando foi alvejado. Segundo as investigações, ele não portava armas e não havia confronto com os policiais no momento em que foi atingido. Cenas posteriores à ação policial indicariam que o jovem foi executado mesmo após ter sido imobilizado.

Acusação de Homicídio e Fraude Processual

Os policiais militares Diego Pereira Leal e Aslan Wagner Ribeiro de Faria, que integravam o Batalhão de Choque da PM do Rio, admitiram ter efetuado os disparos. Eles respondem por homicídio qualificado e fraude processual, pois teriam manipulado a cena do crime e plantado uma arma para simular um confronto.

Manifestação e Pedido de Justiça

Antes do julgamento, familiares, amigos e organizações de direitos humanos, com apoio da Anistia Internacional, promovem um ato para denunciar o caso e a violência policial nas comunidades cariocas. A mãe de Thiago, Priscila Menezes, expressou seu desejo por justiça e o fim da violência do Estado nas favelas.

Inicialmente, quatro policiais foram indiciados. No entanto, a Justiça determinou a soltura de dois deles por não terem tido participação direta no homicídio.

Com informações da Agência Brasil