28.3 C
Manaus
quinta-feira, 22 de janeiro de 2026
Início Saúde Anvisa Proíbe Venda de “Canetas Emagrecedoras do Paraguai” Sem Registro no Brasil

Anvisa Proíbe Venda de “Canetas Emagrecedoras do Paraguai” Sem Registro no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quarta-feira (21) a proibição da comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e uso de medicamentos conhecidos como “canetas emagrecedoras do Paraguai”, que contêm as substâncias tirzepatida e retatrutida.

Medicamentos Irregulares e de Origem Desconhecida

A decisão abrange especificamente os medicamentos à base de tirzepatida das marcas Synedica e TG, e de retatrutida de todas as marcas e lotes. Segundo a Anvisa, esses produtos são anunciados e vendidos através de perfis em redes sociais, como o Instagram, sem possuírem registro, notificação ou cadastro junto à agência reguladora.

Riscos à Saúde Pública

Em comunicado oficial, a Anvisa ressaltou que, por serem produtos irregulares e de origem desconhecida, “não há garantia sobre o seu conteúdo ou qualidade”. Portanto, a agência reforça que essas “canetas emagrecedoras” não devem ser utilizadas em nenhuma hipótese, devido aos potenciais riscos à saúde pública. A resolução que formaliza a proibição foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira.

Com informações da Anvisa.