25.3 C
Manaus
quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Início Política Lula entrega 1.276 casas do Minha Casa Minha Vida no RS e...

Lula entrega 1.276 casas do Minha Casa Minha Vida no RS e elogia modelo de gestão por entidades

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou nesta sexta-feira (14) da entrega de 1.276 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, no Rio Grande do Sul. O empreendimento Junção Rio Grande, localizado na cidade de Rio Grande, representa um marco na oferta de moradia digna para milhares de famílias gaúchas.

Modalidade Entidades beneficia mais de 5 mil pessoas

As novas moradias são parte da modalidade Entidades do programa, voltada para famílias com renda bruta mensal de até R$ 2.850, correspondente à Faixa 1. Essa vertente do Minha Casa, Minha Vida se destaca pela participação ativa dos próprios beneficiários na organização e execução dos projetos, em parceria com cooperativas e entidades sem fins lucrativos da sociedade civil. Ao todo, 5.104 pessoas serão diretamente beneficiadas com as novas unidades.

Lula elogia gestão e qualidade das obras

Durante a cerimônia, o Presidente Lula ressaltou as vantagens e a competência das entidades na gestão e construção das moradias. Ele mencionou que alguns empreendimentos dessa modalidade apresentam diferenciais como elevadores e varandas com churrasqueiras, demonstrando um alto padrão de qualidade. “Quando nós começamos a discutir a construção de casas pelas entidades, havia muita gente que dizia […] que elas não teriam competência para administrar as casas. O que eu posso constatar hoje é que as entidades não só aprenderam a fazer conjuntos habitacionais, como eles conseguem fazer maior e melhor do que as outras casas que a gente contrata de empresas”, afirmou Lula.

Trabalho social e pós-entrega garantem convivência comunitária

Além da construção, as entidades desempenham um papel fundamental no trabalho social, mobilizando e orientando as famílias. Essa atuação se estende ao período pós-entrega, com o objetivo de promover a boa convivência comunitária e a manutenção dos espaços. No complexo Junção Rio Grande, a responsabilidade pela organização e execução dos projetos coube a cinco cooperativas e entidades.

Com informações da Agência Brasil