25.3 C
Manaus
terça-feira, 20 de janeiro de 2026
Início Justiça Caso Master: Toffoli define datas de janeiro para depoimentos cruciais no STF

Caso Master: Toffoli define datas de janeiro para depoimentos cruciais no STF

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), estabeleceu as datas de 26 e 27 de janeiro para a realização de depoimentos no inquérito que investiga supostas fraudes envolvendo o Banco Master. A decisão também autoriza o acesso das defesas aos detalhes da investigação, que atualmente tramita sob sigilo.

Oitivas concentradas e acesso à investigação

As oitivas ocorrerão na sede do STF, em Brasília, com parte dos interrogatórios sendo conduzidos por videoconferência. A concentração dos depoimentos em dois dias atende a uma solicitação de Toffoli, que considerou limitações de pessoal e de espaço físico no tribunal para estender o prazo inicialmente proposto pela Polícia Federal (PF).

O inquérito apura crimes como gestão fraudulenta, gestão temerária e organização criminosa, relacionados à venda de carteiras de crédito que seriam inexistentes do Banco Master para o Banco de Brasília (BRB). O controlador do Banco Master, Daniel Vorcaro, e o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, que já prestaram depoimento e participaram de acareações, não serão ouvidos nesta nova fase.

Reorganização do cronograma e próximos passos

O cronograma original previa depoimentos entre 23 e 28 de janeiro, mas foi revisado por determinação de Toffoli. O ministro solicitou à PF um calendário mais concentrado e instruiu a Secretaria Judiciária do STF a garantir a disponibilidade de salas e servidores para as oitivas.

O inquérito, que chegou ao Supremo no final de 2025, ganhou novo fôlego com decisões de Toffoli relativas à perícia de material apreendido na Operação Compliance Zero. As provas serão analisadas com a participação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e o acompanhamento da Polícia Federal. A investigação permanece sob sigilo, com todas as diligências dependendo de autorização direta do ministro relator.

Com informações da Agência Brasil