
A cidade de Botucatu, no interior de São Paulo, dará um passo importante no combate à dengue neste domingo (18), com o início de uma campanha de vacinação em massa. A iniciativa faz parte de um estudo multicêntrico promovido pelo Ministério da Saúde, em colaboração com a Prefeitura local, a Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu e o Instituto Butantan, com o objetivo de avaliar a efetividade do novo imunizante Butantan-DV.
Vacina Inovadora e Estudo Nacional
A vacina Butantan-DV, já aprovada pela Anvisa, destaca-se por ser a primeira do mundo contra a dengue em dose única. Produzida pelo Instituto Butantan, as primeiras doses já foram entregues ao Ministério da Saúde. Inicialmente, a aplicação será voltada para voluntários que participaram dos estudos clínicos do imunizante e para a população de Botucatu (SP), Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), cidades escolhidas para a fase de avaliação em massa. Profissionais da atenção primária também serão vacinados em seguida.
O Ministério da Saúde planeja estender a vacinação ao público geral à medida que mais doses forem disponibilizadas pelo Butantan. Segundo o ministro Alexandre Padilha, a campanha começará com adultos de 59 anos, avançando gradualmente até jovens de 15 anos. A vacina utiliza a tecnologia de vírus vivo atenuado e foi desenvolvida em parceria com a empresa chinesa WuXi Vaccines, protegendo contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. A expectativa é que até o segundo semestre de 2026, 30 milhões de doses sejam entregues ao Ministério.
Botucatu na Vanguarda da Pesquisa Vacinal
Esta não é a primeira vez que Botucatu se torna palco de uma vacinação em massa para avaliação de novas vacinas. A cidade já realizou um estudo semelhante com a vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz contra a Covid-19.
Resultados Promissores e Metas da Campanha
Estudos clínicos com a Butantan-DV demonstraram uma eficácia de quase 75% contra casos gerais de dengue, superior a 91% contra formas graves e 100% contra hospitalizações. Os ensaios envolveram mais de 16 mil voluntários em 14 estados brasileiros entre 2016 e 2024. Carlos Magno Fortaleza, diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu, ressaltou que a estratégia busca entender a efetividade do imunizante na prática. A meta em Botucatu é vacinar 90% da população entre 15 e 59 anos, o que representa cerca de 80 mil pessoas.
Logística e Orientações para a Vacinação
Para facilitar o acesso, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e o Espaço Saúde estarão abertos das 8h às 17h, totalizando 28 postos de vacinação. A Secretaria Municipal da Saúde sugere que pessoas de 35 a 59 anos compareçam pela manhã e as de 15 a 34 anos, no período da tarde, a fim de otimizar o fluxo. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência.
Entendendo a Dengue
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Seus sintomas incluem febre alta, dor atrás dos olhos, dores no corpo, manchas vermelhas na pele, coceira, náuseas, e dores musculares e articulares. A principal forma de prevenção é o combate ao mosquito, eliminando focos de água parada e recipientes que possam acumular água.
Com informações da Agência Brasil







