Brasil e Portugal buscam acelerar acordo Mercosul-UE após 25 anos de negociação

Brasil e Portugal demonstraram um forte compromisso em agilizar a implementação do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, tratado que teve suas negociações concluídas após um período de 25 anos. A manifestação ocorreu durante um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, nesta terça-feira (13).

Aprovação e Defesa do Multilateralismo

Segundo o Palácio do Planalto, ambos os líderes expressaram satisfação com a aprovação do acordo, que tem assinatura prevista para o próximo dia 17 no Paraguai. O tratado, apesar de ter suas negociações finalizadas, ainda requer um processo de internalização por parte dos países signatários.

Na conversa, Montenegro elogiou o empenho de Lula na conclusão do acordo e destacou, juntamente com o presidente brasileiro, a necessidade de que as novas regras entrem em vigor o mais rápido possível. A Presidência da República informou em nota que os líderes “coincidiram que a decisão dos dois blocos é um gesto muito importante de defesa do multilateralismo e do livre comércio, com grande dimensão política e estratégica neste momento histórico”.

Trabalho Conjunto para Implementação

Brasil e Portugal concordaram em trabalhar em conjunto, de maneira célere e eficiente, visando a implementação do acordo. O objetivo é que as populações dos blocos possam colher resultados concretos da parceria firmada.

Discussões sobre Venezuela

Além do acordo comercial, Lula e Montenegro aproveitaram para trocar impressões sobre a situação na Venezuela. Ambos ressaltaram a importância de se evitar um cenário de instabilidade na América do Sul.

Com informações da Agência Brasil