O jogo Roblox, febre entre o público infantil, tornou-se uma preocupação para os pais após viralizar que o jogo simula crime organizado, com direito a menções a facções, tráfico e recrutamento. Além disso, diversos pais passaram a postar vídeos alertando sobre os perigos do Roblox, como por exemplo, predadores sexuais que podem usar o chat da plataforma para atrair crianças.
De acordo com o portal UOL, uma mulher foi até uma delegacia denunciar o jogo após ver seu filho, de 8 anos, comprando armas e falando em “ir até o PCC”. A mãe não teve a identidade revelada. Na plataforma, além de comprar armas, também é possível praticar roubos.
O Comando Vermelho, maior facção criminosa do Rio de Janeiro, também tem presença lúdica no jogo. Ainda segundo o UOL, a plataforma possui um mapa específico que se chama “Favela do Batatata”, mas este não é o único a ter simulações sobre crimes. O caso foi enaminhado para uma delegacia de crimes cibernéticos e está sendo invstigado.
Além do mundo do tráfico, pais apontam para uma outra questão que pode surgir: pedofilia. O Roblox possui um chat para que os jogadores conversem entre si e, como não é possível confirmar a identidade dos usuários, não é difícil para que um adulto se passe por uma criança. Aos pais que não conhecem a opção, o chat pode ser desabilitado.
PlenoNews