
A escola municipal Waldir Garcia, da Prefeitura de Manaus, concluiu nesta quarta-feira (25/6) a visita técnica de pesquisadores do Ministério da Educação (MEC) e de universidades federais. O encerramento foi marcado por uma roda de conversa com a comunidade, fortalecendo o diálogo sobre as práticas de gestão democrática da instituição.
Experiência Inspiradora em Educação Integral
A visita faz parte do edital “Experiências Inspiradoras da Educação Integral” do MEC. A escola Waldir Garcia foi uma das 25 selecionadas em todo o país, de um total de mais de 1.800 inscrições, com seu projeto “Waldir Garcia e suas Práticas de Resistência – Banzeiro de uma Gestão Democrática Amazônida”.
Gestão Democrática como Pilar
A gestora da unidade, Lúcia Cortez, ressaltou que a participação da comunidade nas decisões escolares é uma prática constante. “Todas as decisões importantes passam pelo diálogo coletivo. Construímos juntos os planos de ação, ouvimos sugestões e buscamos fortalecer a participação de todos”, afirmou.
Visão dos Pesquisadores
Levindo Carvalho, pesquisador da UFMG, destacou o alcance da escola em promover uma educação integral em tempo integral. “É uma escola integrada ao território, com currículo vivo, participação ativa de estudantes, professores e comunidade, além de resultados educacionais relevantes”, pontuou.
Fortalecimento da Parceria Escola-Família
A cineasta Flávia Abtibol, mãe de um aluno, considerou o encontro essencial. “Considero essa conversa essencial, porque aproxima os pais da educação dos filhos. Além de reforçar a transparência da escola em relação às suas práticas pedagógicas, fortalece a parceria entre famílias, professores e gestores”, comentou.
Reconhecimento Nacional
Localizada no bairro São Geraldo, zona Centro-Sul de Manaus, a escola municipal Waldir Garcia é reconhecida nacionalmente por suas práticas de gestão democrática, inclusão social e educação integral, desenvolvidas com ampla participação da comunidade escolar.
Com informações da Prefeitura de Manaus








