
A Defesa Civil de Manaus e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) formalizaram a ampliação de uma parceria técnica com o objetivo de aprimorar o monitoramento da qualidade do ar na capital amazonense. O acordo foi selado durante reunião entre representantes das duas instituições, com foco no fortalecimento das ações de prevenção e gestão de riscos, sobretudo no período de estiagem.
Instalação de sensor e novas tecnologias
O Núcleo de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Manaus (NumaDec) liderará os trabalhos, que começam com a instalação de um sensor para monitoramento da qualidade do ar na sede do órgão, localizada na avenida Padre Agostinho Caballero Martin, nº 770, bairro Vila da Prata, zona Oeste.
O meteorologista Guilherme Figliuolo, coordenador do NumaDec, destacou que o novo equipamento vai aprimorar a capacidade de resposta da Defesa Civil em situações críticas. “Com esse monitoramento da qualidade do ar, a Defesa Civil vai poder emitir alertas e recomendações à população quando forem identificados níveis críticos, contribuindo para a proteção da saúde das pessoas, especialmente em períodos de estiagem”, explicou.
Tecnologia a serviço da prevenção
O secretário executivo de Proteção e Defesa Civil de Manaus, Coronel Lima Júnior, ressaltou que a parceria representa um avanço no uso da tecnologia para a gestão de riscos no município. “Estamos fortalecendo uma parceria importante com a UEA para ampliar nossa capacidade de acompanhamento ambiental. Com essa iniciativa, teremos mais uma ferramenta para avaliar as condições do ar em Manaus e disponibilizar informações que auxiliem tanto o planejamento das ações da Defesa Civil quanto a população, principalmente durante o período de estiagem”, afirmou.
Rodrigo Souza, coordenador do Projeto Selva (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental) da UEA, explicou que a cooperação permitirá integrar a análise da qualidade do ar às ações já desenvolvidas em conjunto. “A ideia é fortalecer as iniciativas já realizadas pela Defesa Civil e criar um novo plano de trabalho voltado para a qualidade do ar. Vamos iniciar esse processo com a instalação de uma estação na sede da Defesa Civil e, futuramente, ampliar essa rede para outros pontos da cidade, levando informações em tempo real para a população”, disse.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus com a inovação e o desenvolvimento de estratégias preventivas para o bem-estar da população.
Com informações da Prefeitura de Manaus








