24.8 C
Manaus
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Manaus Prefeitura de Manaus inicia curso de Uso Diferenciado da Força para Guarda...

Prefeitura de Manaus inicia curso de Uso Diferenciado da Força para Guarda Municipal

A Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), deu início nesta segunda-feira (22/6) ao curso de Uso Diferenciado da Força. A formação, realizada na Casa Militar, no bairro Compensa, zona Oeste, é voltada à capacitação dos agentes da Guarda Municipal de Manaus (GMM).

Programa “Município Mais Seguro”

Esta iniciativa integra as ações do programa federal “Município Mais Seguro”, uma parceria entre o governo federal e o município. O programa, formalizado em 9 de junho, tem como objetivo fortalecer a segurança pública municipal por meio de qualificação técnica e investimentos em equipamentos.

Conteúdo e Instrutores

O curso oferece instruções teóricas e práticas para aprimorar o desempenho técnico e operacional dos agentes. Os servidores participarão de treinamentos sobre o uso legal e proporcional da força, técnicas de imobilização, contenção policial e o emprego de equipamentos de menor potencial ofensivo. A capacitação conta com 11 instrutores de diversas regiões do país, com representantes de instituições de segurança pública de vários estados.

Compromisso com a Segurança

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Alberto de Siqueira, destacou a importância da capacitação como a materialização de um compromisso com o governo federal. “Esse projeto reforça aquilo em que acreditamos: investir nas pessoas e na capacitação continuada dos nossos servidores. O curso de Uso Diferenciado da Força fortalece princípios fundamentais como legalidade, proporcionalidade e, acima de tudo, a preservação da vida”, afirmou.

Integração e Preparo da Corporação

A comandante da Guarda Municipal de Manaus, Francilene Bezerra, ressaltou que a formação fortalece a integração e o preparo da corporação. “Participam guardas de diversos grupamentos, como Romu, Guardiã Maria da Penha, Patrulhamento Ambiental e efetivo convencional. Após a capacitação, eles atuarão como multiplicadores, compartilhando esse conhecimento com toda a corporação”, explicou.

Padronização Nacional e Segurança Operacional

O secretário adjunto de Segurança Urbana de Guarulhos (SP), Francisco Borotta, detalhou a proposta do programa, que visa oferecer formação e equipamentos para fortalecer as políticas de segurança pública locais. O tenente Filho, da Polícia Militar de Pernambuco, acrescentou que a proposta é padronizar o treinamento em nível nacional, abordando o processo de tomada de decisão e o uso de armas de incapacitação neuromuscular. O segundo-sargento Anderson Reis, da Polícia Militar do Distrito Federal, enfatizou a importância da formação prática para uma atuação mais segura e eficiente.

Perspectiva dos Guardas

Para o guarda municipal Luiz Flávio, da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), a capacitação é um marco importante. “Estamos recebendo uma qualificação extremamente importante, com base em regulamentação legal para o uso de equipamentos como espargidores e armas de incapacitação neuromuscular. Esse conhecimento será essencial para aprimorar nossa atuação”, destacou.

Os guardas municipais selecionados pertencem a diferentes setores operacionais e, ao final do curso, disseminarão os conhecimentos adquiridos internamente, contribuindo para uma Guarda Municipal mais preparada, técnica e integrada ao sistema nacional de segurança pública.

Com informações da Prefeitura de Manaus