
A Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início nesta segunda-feira (22/6) à formação da equipe que integrará o Núcleo de Atendimento Municipal às Altas Habilidades/Superdotação (Namah/S). O treinamento, realizado na Escola Normal Superior da UEA, tem como foco preparar os servidores para um atendimento humanizado e especializado aos estudantes com altas habilidades.
Foco no desenvolvimento integral do estudante
O objetivo principal da capacitação é equipar os profissionais para identificar, acolher e desenvolver o potencial de alunos com altas habilidades e superdotação. A formação abrange não apenas os aspectos cognitivos, mas também os socioemocionais, essenciais para o desenvolvimento completo desses estudantes.
Parceria e troca de experiências
Servidores da Semed e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participam da programação, que inclui o desenvolvimento de práticas pedagógicas humanizadas e o aprofundamento do conhecimento sobre as especificidades desse público. A coordenadora do Namah/S, Hercilaine Oliveira, ressaltou a importância da iniciativa para ampliar a atenção dedicada a esses alunos.
“Essa formação aborda os processos de humanização na educação, para que os servidores compreendam como a criança com altas habilidades pensa, sente e age. É um momento dinâmico e vivencial, voltado ao acolhimento e à construção de um atendimento cada vez mais qualificado”, explicou Oliveira.
Didática específica para um público singular
A professora da UEA e formadora, Carol Cecília, compartilhou suas experiências em atendimento educacional especializado para estudantes com altas habilidades. Ela destacou a necessidade de uma didática específica e a importância de considerar as dimensões emocionais, além das cognitivas.
“Temos uma didática específica para esse público. Hoje, apresentamos um panorama geral de como desenvolvemos esse trabalho tanto na teoria quanto na prática. A formação seguirá com outros encontros, sempre considerando que as necessidades dessas crianças vão além do aspecto cognitivo, abrangendo também questões emocionais”, detalhou Cecília.
Marco para a educação municipal
Magali Briceno Lopes, participante da formação, celebrou a iniciativa como um marco para a educação municipal. Ela enfatizou que o acolhimento será um dos pilares do trabalho do Namah/S, que visa oferecer um olhar humano, acolhedor, científico e tecnológico aos estudantes da rede municipal.
Com informações da Prefeitura de Manaus








